OffSet

A EAL – Edições de Angola opera com máquinas planas para Impressão Offset, sendo que o nosso parque gráfico é composto por máquinas de 1, 2, 4 cores e verniz, em diversos formatos, com um alto padrão de qualidade. Estamos preparados para atender as mais distintas particularidades de cada material, atendendo aos mais diversificados
projectos criativos, que poderão ser aplicados em: Grandes formatos, jornais, livros, folhetos, posters, mbalagens, entre outros.

OFFSET – Esse método de impressão tem como principal característica a sua forma de impressão, que não apresenta nenhum relevo. É um processo que deriva de um método de impressão antigo chamado Litografia, onde temos, na área de grafismo, uma parte ávida de gordura (retém a tinta) e nas áreas de contragrafismo a parte que retém água e repele a tinta (à base de gordura). Existem diversos modelos de máquinas Offset. Podemos encontrar máquinas a 1,2,4,5,6,8,10 e 12 cores, sendo que algumas possuem um sistema de reversão de folhas automático, que pode imprimir materiais dos dois lados, simultaneamente, como,

por exemplo, 4 por 4 ou mesmo 5 por 5 cores, além da possibilidade de aplicar verniz de máquina. Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel. A impressão é feita de forma indirecta, o cilindro onde a matriz foi montada é mantido húmido por rolos humidifica-dores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.

A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de cauchú, que serve de intermediário para a impressão. Ele ajuda a manter o papel seco e ao mesmo tempo melhora a sobre-vida da matriz (chapa).

A impressão Offset exige alguns cuidados, como por exemplo, excesso de carregamento da tinta, que pode ser dar na preparação do arquivo ou na operação da impressora, o que leva à decalcagem: a imagem impressa numa folha mancha ou cola o verso da folha seguinte pelo excesso de tinta. O excesso de humidade, por sua vez, também poderá atrasar a secagem da impressão (especialmente no nosso clima, que é naturalmente húmido). Retirar o material da gráfica sem que ele esteja devidamente seco é garantia de decalcagem e, consequentemente, de perda da qualidade da tiragem. O ideal é esperar a secagem completa do material. Papéis como couché fosco (matte), off-set e reciclado demoram mais tempo para secagem, com prazos curtos, opte por imprimir em couché brilho.